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Coordenação:

 

Prof. Dr. Renato Veloso

Profª Drª Vânia Sierra

 

Linhas de atuação:

 

Questão Social, Políticas Públicas e Serviço Social. Gestão das políticas sociais. Serviço Social, trabalho e política social. Centralidade da informação na formulação, implementação, avaliação e controle social. Gestão da informação nas políticas sociais. Tendências e transformações na gestão de políticas sociais na contemporaneidade. Capitalismo, forças produtivas, trabalho e tecnologia. Cidadania e direito a informação. A conjugação entre as tecnologias da informação e as políticas sociais. Serviço Social, tecnologias da informação e trabalho. Questão Social e políticas de "inclusão digital”. Informação, democracia e software livre.

 

Equipe:

 

Cila Portugal (DTI - CNPq)

Mayana da Silva (DTI - CNPq)

Ana Carolina Moura Salustiano (EIC – UERJ – Serviço Social)

Cristiane Azevedo (ITI – CNPq – Serviço Social)

Daiana Henriques (PIBIC – CNPq – Serviço Social)

Daiane Magalhães (Extensão - UERJ – Serviço Social)

Hildnir Leite (PIC - UVA – Serviço Social)

Letícia Lopes (IC Voluntária – Serviço Social – UERJ)

Lyvia Seabra (ITI - CNPq – Serviço Social)

Vanessa Teixeira (PIBIC – UERJ - Serviço Social)

Taiane Faustino (ITI - CNPq – Serviço Social)

Viviane Assumpção Melchiades (Extensão – UERJ – Serviço Social)

 

Colaboradores:

 

Prof. Dr. Carlos Alberto Alves Lemos

Ciência da Computação – UEZO

 

Profª. Drª. Vanessa Bezerra de Souza

Serviço Social - Unisuam

 

 

PROJETOS:

 

Pesquisa:

 

Tecnologia da Informação a Serviço do Social: uma análise do seu potencial para a gestão pública

 

Este projeto tem por objetivo investigar o potencial das modalidades de uso das Tecnologias da Informação (TI) para a gestão pública, a partir do processo de trabalho dos assistentes sociais. Busca-se detectar e analisar as possibilidades de incorporação/apropriação deste recurso (mais especificamente os sistemas de informação e bancos de dados informatizados), destacando sua contribuição para promover alterações qualitativas no âmbito da gestão de políticas públicas e para potencializar o acesso aos direitos sociais (apoio: CNPq).

 

Cadastro Único: o potencial da tecnologia da informação para o acesso ao Programa Bolsa Família

 

A presente proposta de pesquisa qualitativa tem por objetivo investigar e avaliar o caráter estratégico do Cadastro Único (coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS) para a seleção e o acesso das famílias aos programas sociais, com destaque para o Programa Bolsa Família, identificando suas modalidades de uso e sentidos a ele atribuídos no contexto do município do Rio de Janeiro. Busca-se detectar e analisar as possibilidades, limites e desafios que permeiam os processos de apropriação da tecnologia da informação pelos profissionais envolvidos com a condução do Programa Bolsa Família, com destaque para os profissionais de Serviço Social, considerados os principais responsáveis pelo uso do Cadastro Único no município do Rio de Janeiro. Considera-se que a utilização crítica, consistente e competente deste instrumento pode promover alterações qualitativas no âmbito da gestão pública, com fortes impactos para a garantia e o acesso aos direitos sociais. Pretende-se, com tal proposta, gerar indicadores que permitam uma avaliação do uso do Cadastro Único no município do Rio de Janeiro e indicar eventuais ajustes ou aprimoramentos, enfatizando as potencialidades desta importante ferramenta para o planejamento de políticas públicas. Além disso, espera-se gerar subsídios que contribuam tanto para a qualificação do processo de cadastramento das famílias, quanto para aprimorar os processos de capacitação no uso do CadÚnico (apoio: CNPq; MDS).

 

Extensão:

 

Tecnologias da Informação: assessoria a processos de apropriação

 

Trata-se de um projeto que tem por objetivo prestar assessoria a equipes de assistentes sociais que busquem uma apropriação das Tecnologias da Informação (TI) em seu exercício profissional. Busca assessorar iniciativas profissionais de apropriação da TI opostas ao modelo hegemônico com que vem sendo usada, marcada por posturas tecnicistas e mistificadoras da tecnologia. Considera-se que este recurso pode contribuir para o trabalho profissional, desde que os(as) assistentes sociais estejam preparados(as) para utilizá-la, não só do ponto de vista técnico, mas também, crítico (apoio: Depext/UERJ).

 

Sistema de Informações sobre Recursos Institucionais

 

Tem por objetivo construir e implantar na Unidade de Pacientes Internados do HUPE um Sistema de Informações sobre Recursos Institucionais, visando potencializar o desenvolvimento de competências e atribuições, fortalecer o compromisso com os objetivos profissionais e consolidar os valores ético-políticos que orientam o exercício profissional (apoio: Cetreina/UERJ).

 

O cumprimento das medidas socioeducativas para adolescentes do Rio de Janeiro

 

O Projeto está vinculado ao Programa sobre a Infância e Adolescência do Rio de Janeiro. Seu objetivo é dar visibilidade ao processo de implementação do SINASE e de cumprimento das medidas sócio educativas no Rio de Janeiro. Atualmente, a implantação do SINASE requer a implementação de uma série de mudanças com a municipalização do sistema de medidas sócio-educativas de semi-liberdade e nos serviços e equipamentos das Unidades de Internação de adolescentes infratores. O projeto vem acompanhando a discussão acerca dessas mudanças no âmbito dos Conselhos de Direitos, no intuito de prestar assessoria, divulgar informações sobre os direitos das crianças e adolescentes e de alimentar o banco de dados e informação do programa (apoio: Cetreina/UERJ).

 

Ideias em ação: o trabalho de assessoria do Serviço Social na Policlínica Piquet Carneiro

 

Nosso objetivo nesta assessoria é o de auxiliar no trabalho dos assistentes sociais da Policlínica Piquet Carneiro, capacitando-os no processo de formulação de soluções para problemas vivenciados no cotidiano do trabalho de atendimento. Nesta perspectiva, pretendemos reforçar o conhecimento sobre projetos de intervenção, a fim de desenvolver atividades de formulação, implementação, monitoramento e avaliação (apoio: Depext/UERJ).